Josué, o homem-conquista
Lendo o livro de Josué parece-me que era carente de esforço ou era como aqueles que voltam atrás e desfalecem, parecia ainda pusilânime: qualquer desafio queria desistir.
Dt 31:23 - E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo. Jos 1:6 - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Js 1:7 - Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Js 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Js 1:18 - Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.
Mas o interessante é que depois ele se mostrou totalmente diferente, mesmo depois da morte de Moisés esse general batalhou incansavelmente e conquistou muitas cidades, muitos povos e muitas terras, devemos imitar Josué no nosso dia-a-dia, conquistando a cada mês, um pouco; a cada cidade, almas e a cada palmo um espaço a mais no mundo espiritual.
Dentre alguns entraves para que isto ocorresse estava o pecado de Acã (Js 7:20) quando roubou a capa babilônica e prejudicou todo o povo, isso nos mostra que o pecado da igreja pode frear o avanço nas conquistas, que é necessário andarmos em um só pensamento (I Co 1:10), o da pureza e da santidade, sejamos unidos e unânimes em Cristo (I Co 2:16) e venceremos.
Que Deus nos abençoe ricamente
|
domingo, 19 de fevereiro de 2012
2012 Ano de Josué - Ano de Conquistar !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário